domingo, 6 de janeiro de 2013

Gatos-A utilidade dos inúteis

A utilidade dos inúteis

A utilidade dos inúteis

Sempre me conheci com gatos,
a violeta a primeira,
era selvagem apanhada à gato das botas,
gata tartaruga, com laranja, preto, branco,
a segunda sua filha da primeira ninhada aquando comigo,
chamava-se Maia,
sim em homenagem à abelha,
era cinza claro e cinza escuro,
refiro apenas estas duas matriarcas,
foram as gatas que tive,
e com quem aprendi,
a proteger quem amamos,
como elas protegem os flhos e como eu protegia-as a elas e aos filhos,
de um tal "Piolho" de alcunha,
que matava os meus lindos gatos,
coitado,
vida traiçoeira que teve,
afundava os meus lindos,
em água no rio,
e a água escorria pelo meu rosto,
encostado à vidraça da sala do primeiro andar,
onde ficava a ouvir os miares aflitivos,
das mães durante semanas,
sim porque gatos para a mãe só servem para comer,
e gastar-se dinheiro neles,
coisa horrorosa,
gatos,
para quê?
para ter despesa...
ainda bem que tive os que pude e os que conseguia esconder até estes abrirem os olhos,
e já despertos para a vida no quintal em estado semi selvagem,
minha mãe não tinha coragem de os mandar matar.
A estas duas matriarcas, Violeta e Maia,
sucederam-se hordes de gatos,
machos reprodutores,
outros mais sensíveis,
sim também há gatos gatossexuais se assim quiserem dizer,
aqueles que dê para o que der não produzem prole,
nem se sentem atraídos pelas fêmeas.
não são simples casos de esterilidade segundo observação minha.
o que minha mãe não sabia e eu fiquei a saber,
é que os gatos nos protegem de contraírmos a toxoplasmose,
ou pelo menos aumenta as nossas defesas imunitárias.
Soube pois aos meus 15 anitos quando fui ser madrinha de uma menina linda à Alemanha,
a minha familiar mãe possuía elevados anticorpos contra a toxoplasmose,
caso raro naquela altura na Alemanha,
pânico,
a bebé linda corria sérios riscos de vir com a saúde alterada,
como hoje está estudado e descrito na literatura cientifica e médica,
mas a minha familiar mão não tinha a doença,
acontece que ela tal como eu sempre contactámos com gatos em estado semiselvagem sem irem ao veterinário.
E não foi por isso que as doenças graves apareceram,
quem sabe não é por isso que ainda sobrevivemos a cancro de mama?
perguntam-me qual a relação,
quanto mais eficiente o sistema imunitário,
maior a resistência ao enfraquecimento deste durante a quimioterapia.
então encontraram utilidade naqueles que só comem e dormem, mas que como todos existem,
aqueles com os quais se gasta muito dinheiro e que convém,
eliminar da protecção social, todos,
até os gatos aparentemente sem qualquer utilidade senão de companhia,
podem salvar vidas,
podem ensinar e educar e acima de tudo estar simplesmente ali,
em silêncio,
interiorizando tudo e todos,
feito rosa em botão,
que desabrocha só quando todas ou quase todas as condições,
não forem adversas à sua beleza.

Elsa Pereira.
6-01-2013

1 comentário: