sábado, 28 de julho de 2012

origens do refúgio dos sentidos...História local.

Em 1400 foram chamados a Lisboa para reformarem o Convento de S. Francisco em Alenquer cinco irmãos que resolveram tornar as terras em redor de Lisboa, o campo inicial do seu empreendimento de engrandecer a Ordem Seraphica em Portugal, provenientes de uma casa franciscana de S. Thiago da Galiza, Fr. Diogo de Árias, asturiano, Fr. Gonçalo Marinho, Fr. Pedro, Fr. Francisco Sallo e Fr. Garcia de Montaños., começaram fundando o Convento de Santo António da Castanheira e depois procurando constantemente lugares adequados para novas casas, tiveram notícia do sítio do Convento da Carnota.
Quando é referido por João Carlos Henriques os frades são de origem Franciscana, contrapondo, é referido, por assembleia distrital de Lisboa no livro Monumentos e edifícios notáveis do distrito de Lisboa, que os frades seriam capuchos. Aceitam-se as duas designações. Antigo convento de frades capuchos fundado em 1408, é de referir que as datas de fundação surge com oito anos de diferença.
João Carlos Henriques registou a informação contida no livro, o Ex Convento de Sta. Catarina do qual se retiraram algumas informações para o livro distrital de Monumentos e edifícios notáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário